“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” – Mateus 5:14-16
Neste trecho do Sermão da Montanha, Jesus nos convoca a sermos a luz do mundo. Ele nos lembra de que, assim como uma cidade sobre um monte é visível a todos, nossas vidas também devem ser um testemunho visível da graça e do amor de Deus. Quando vivemos de acordo com os ensinamentos de Cristo, nossas ações refletem essa luz divina, impactando positivamente aqueles ao nosso redor.
O versículo 16 destaca a importância de deixar essa luz brilhar através de nossas boas obras. Essas boas obras não são realizadas para nossa glória pessoal, mas para glorificar a Deus. É um chamado para vivermos de maneira íntegra e altruísta, servindo aos outros com amor e compaixão. Ao fazermos isso, não apenas honramos a Deus, mas também inspiramos outros a buscarem uma relação mais próxima com Ele.
Que possamos, então, refletir sobre como nossas ações diárias podem ser uma manifestação dessa luz. Perguntemo-nos: estamos sendo luz em nossas comunidades, em nossos lares, em nossos locais de trabalho? Estamos usando nossos dons e talentos para servir e amar ao próximo? Que possamos, com coragem e fé, permitir que a luz de Cristo brilhe intensamente através de nós, guiando outros para a esperança e a redenção que só Ele pode oferecer.
Igreja E. M. Comunidade Vida e Paz
Olímpia-SP