Teólogos lançam livro tentando conciliar as idéias do cristianismo ao evolucionismo científico

Um grupo de estudiosos do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) lançou pela Editora Paulinas o livro “Fé cristã e pensamento evolucionista”, que relaciona a fé cristã às idéias defendidas pelo evolucionismo.

Organizada pelos professores doutores Alfonso Garcia Rubio e Joel Portella Amado, do Círculo do Rio, a obra é composta de dez capítulos, através dos quais teólogos e teólogas católicos e evangélicos, trabalham temas dos diálogos da teologia da criação com o evolucionismo, como a onipotência de Deus.

De acordo com Rubio, padre diocesano espanhol radicado no Brasil desde 1959, a proposta do livro é superar a tensão entre a teologia da criação e a perspectiva evolucionista, demonstrando as proximidades existentes entre as duas linhas de pensamento, possibilitando perceber as angústias que perpassam cientistas e teólogos.

Os autores buscam mostrar porque a perspectiva teológica fundamentalista rejeita o evolucionismo, teme aceitar a evolução e com isso perde ricas possibilidades de aprofundar a fé. Segundo a ALC, o livro revisa conceitos, retoma dados dos relatos da criação e estabelece proximidades, estabelecendo a legitimidade das perspectivas e ajuda a superar conflitos entre as visões da ciência e da fé.

Rubio afirma que a proposta teológica da obra vem de uma preocupação com o empobrecimento e as limitações da radicalização que as duas perspectivas geram para uma antropologia adequada. Ele afirma ainda que a obra rejeita a setorização e integra visões que resgata percepções mais enriquecidas da condição humana, e ressalta que a ciência e a teologia não devem estar contrapostas.

Leia a sinopse do livro, disponível do site da editora Paulinas:

A relação entre teologia e ciências naturais continua estremecida. E se revela especialmente sensível quando se procura relacionar a visão científica evolucionista com a fé em um Deus criador. Para enfrentar esse conflito, a reflexão teológica precisa, antes de tudo, escutar com atenção e respeito aquilo que as ciências afirmam sobre o tema da evolução. Os autores deste livro não são cientistas, mas sua abordagem teológica pretende revisar e superar pressupostos sobre o universo, a vida e o ser humano que a teologia utilizou durante séculos como mediação de seu discurso.

Que pretende, pois, esta obra? Primeiramente, reiterar que não precisa haver contradição entre a visão científica evolucionista da vida e do cosmo e a autêntica fé bíblico-cristã. Em segundo lugar, indicar alguns caminhos que a teologia atual já está percorrendo e que mostram ser possível e real a compatibilidade entre ambas as visões.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/livro-tenta-conciliar-cristianismo-evolucionismo-cientifico-36455.html